EVENTOS

III - Semana do Psicólogo da FACISST

De 29 a 31 de agoto



I Seminário de Integração

FACISST, FACHUSST E FAFOPST
Interfaces do trabalho interdisciplinar na contemporaneidade: diálogos entre Psicologia, Serviço Social e Educação Física.

Data: 25 e 26 de Abril de 2012
Local: Câmara Municipal de Vereadores de Serra Talhada

Nos dias 25 e 26 de Abril, o I Seminário de Integração das faculdades FACISST, FACHUSST e FAFOPST, abordará temas relacionados ao trabalho no mundo contemporâneo na perspectiva interdisciplinar a partir da leitura da Psicologia, Serviço Social e Educação Física. O Objetivo é reunir contribuições teóricas e práticas, estimular a reflexão de profissionais em formação para desenvolverem saberes e práticas interdisciplinares apropriadas para as realidades atuais.

O programa consiste em palestras com pesquisadores/profissionais de cada disciplina em questão.

Convidadas(os):

(1) Edna Mirtes Granja – Psicóloga pela UFPE, mestra em Psicologia pela UFPE, doutoranda em Saúde Coletiva pela FIOCRUZ-RJ, pesquisadora associada do GEMA-UFPE e do Instituto PAPAI e atualmente é diretora de proteção social de alta complexidade do IASC-Prefeitura da Cidade do Recife.
(2) Túlio Quirino – Psicólogo pela UNIVASF, mestre em Psicologia pela UFPE, pesquisador associada do GEMA-UFPE e do Instituto PAPAI.
(3) Convidado de Serviço Social
(4) Convidado de Educação Física

Público-alvo: corpo discente (últimos períodos) e docente da FACISST, FACHUSST e FAFOPST (curso de Educação Física).

Comissão Organizadora:
Jéssica Noca – Coordenadora do curso de Psicologia - FACISST
Michele – Coordenadora do curso de Serviço Social  - FACHUSST
Karla – Coordenadora do curso de Educação Física - FAFOPST



I – SIMPÓSIO DE METODOLOGIA DO 

ESTUDO



FAFOPST – FACHUSST - FACISST


Todos os 1º Períodos dos Cursos



Dia: Terça-Feira - Dia 28 de fevereiro – 


19h00



Local: Câmara de vereadores



Palestrante: Cícero Lopes da Silva



Certificado na Secretaria da Facisst



É preciso aprender a estudar ou 


aprender a aprender dentro e fora 


da sala de aula.


O mundo globalizado


 requer um estudante 


empreendedor,

especialista na arte de 

estudar! 




Apenas 13% dos brasileiros entre 18 


e 24 anos freqüentam o ensino 


superior. 

Apenas 9% da população brasileira 


conclui o ensino superior!



Referências para aprofundamento


FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler. São Paulo: Cortez, 2001.


RIBEIRO, Marco Aurélio de Patrício. Como estudar e aprender: guia para pais, educadores e estudantes. 8 ed. Petrópoles, RJ: Vozes, 2009.


FRY, Ron. Como estudar melhor. São Paulo: Cengare Learning, 2009.


ANTUNES, Celso. A Grande Jogada: manual Construtivista de Como Estudar. Petrópolis: Vozes, 2003.


* * *

25 e 26 de OUTUBRO


PESQUISA ACADÊMICA



Hoje vivemos em uma sociedade do conhecimento, onde “A ação da educação não é mais a de apenas informar e manter a organização social já existente. A sociedade pós-moderna clama por originalidade, flexibilidade e criatividade para enfrentar as novas situações e os novos desafios que se apresentam a todo momento em uma sociedade em constante transformação” (JIMENEZ, 2008, p.37). Por isto passa a ser peremptório a construção do conhecimento nas Instituições de Ensino Superior.



Dia 25 de outubro
Das 19h00 às 22h00
Temática: Pesquisa Acadêmica: Processo, Arquétipos e Resultados

Assessores:
Amanda Duque
Larrisa Rapouso
Jéssica Noca

Sabemos que o Ensino Superior no Brasil constitui ainda um grande desafio, sobretudo pela insigne tarefa de formar profissionais autônomos e capazes e desenvolver a sociedade, produzindo e socializando saberes. Para o estudante, o importante não é saber se é bastante inteligente ou não, apenas 2% das pessoas são consideradas superdotadas; “O importante é saber quão inteligente é seu modo de estudar” (FRY, 2009, p.12, grifo do autor).

Dia 26 de outubro
Das 19h00 às 22h00

Temática: Tipos de Trabalhos Acadêmicos e Etapas da
 Pesquisa Científica com ênfase no campo da Psicologia

Assessores:
Cícero Lopes 
Sulleyma Andrade


O estudante universitário, por estar num momento importante de sua formação profissional, deve incorporar ao processo de aprendizagem pessoal certas técnicas que são utilizadas no estudo e na elaboração de trabalhos acadêmicos. Isso significa que a maneira pela qual ele estuda é imprescindível para a sua orientação intelectual. (DALBERIO & DALBÉRIO, 2009, p. 29).



JIMENEZ, Rosemary. Quem é o sujeito quem tem dificuldade para aprender? São Paulo: Paulus, 2008.
FRY, Ron. Como estudar melhor. 6 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2009.
DALBÉRIO, Osvaldo & DALBÉRIO, Maria Célia Borges. Metodologia Científica: desafios e caminhos. São Paulo: Paulus, 2009.



AGOSTO

II SEMANA DE PSICOLOGIA 





Segunda-feira
Abertura: Ginásio Poliesportivo Egídio Torres
Palestra com a APAE e ASSEDEF
19h00

Terça-feira
Manhã: Dinâmica com os alunos da APAE
Noite: Auditório da AESET
II – Conferência de Psicologia
19h00


Quarta-feira
Manhã: Dinâmica com os alunos da APAE

Quinta-feira
Manhã: Dinâmica com os alunos da APAE







Sexta-feira
Auditório da AESET
Confraternização do Curso de Psicologia
19h00



Sábado
Dia do Psicólogo!


2010.2
Eventos








Participação e apoio à Semana Nacional da APAI e ASSEDEF.
I Conferência Acadêmica do Curso de Psicologia: Psicologia e Século XXI: Desafios e Prática.
AGOSTO

 No mês de agosto a FACISST participou da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Multipla promovido pela APAE e ASSEDEF entre os dias 21 a 28.

 Na segunda-feira, dia 23, nossos estudantes do Curso de Psicologia promoveram uma dinâmica de grupo com o tema Afetividade.
 No dia 24 foi realizada no auditório da AESET uma palestra com a Prof. Iriz do Céu sobre "O trabalho do Terapeuta Ocupacional" com o apoio da FACISST.
 Estudantes do Curso de Psicologia realizaram uma dinâmica.
 Em comemoração ao DIA DO PSICÓLOGO a FACISST realizou sua I Conferência de Psicologia com o tema "Psicologia e séc. XXI: desafios e prática", com a Prof. Rita de Cássia.




I SIMPÓSIO DE CULTURA CIENTÍFICA
OUTUBRO

“Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz” (Platão)



 A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
“Saber é poder”
                                                              (Francis Bacon)

O conhecimento sempre foi fundamental na história humana, e agora será ainda mais, pois a atual sociedade está centrada nele. O Banco Mundial já mede o índice de desenvolvimento de um país relacionando-o ao conhecimento, analisando seu índice de alfabetização, a modernização de suas escolas, o acesso às universidades, a média de investimento do PIB na Educação etc.Cada vez mais daremos importância ao capital intelectual, ele decidirá nosso futuro; e ao mesmo tempo, nos preocuparemos com infoexclusão, ela será nosso calcanhar de Aquiles. 


ETAPAS DE UM TRABALHO ACADÊMICO
1. Delimitação do tema. 2. Definição do problema. 3. Hipóteses ou pressupostos. 4. Objetivos (geral e específicos). 5. Justificativa. 6. Metodologia. 7. Cronograma. 8. Referencias.




APRENDER A APRENDER
 Sobretudo em nossos dias é preciso aprender a estudar ou aprender a aprender, dentro e fora da sala de aula. O mundo globalizado requer um estudante empreendedor, especialista na arte de estudar, planejar, arriscar, idealizar grandes metas. 



BRASIL E O ANALFABETISMO
- Conforme A Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE/2010), o analfabetismo absoluto atinge 9,7% de brasileiros, ou seja, 14,1 milhões; já o NE continua com o maior índice: 18,7%;
- O analfabetismo funcional atinge 3 de cada 5 brasileiros, 60% da população tem dificuldades para compreender, interpretar e fazer cálculos;
- Em nosso país apenas 9% dos estudantes cursam o Ensino Superior, e se investe em Educação unicamente 5.5% do PIB.


NOVEMBRO E DEZEMBRO

ARTIGO I  
“Fica decretado que agora vale a verdade.
Agora vale a vida, 
E de mãos dadas,
marcharemos todos pela vida verdadeira”.
(Thiago de Mello - Os Estatutos do Homem)

FACISST REALIZA O PROJETO:
“Educação, cidadania e segurança no trânsito: o fator humano.”




Várias são as funções da Instituição de Ensino Superior (IES), dentre elas, a de intervir no mundo viabilizando soluções para as necessidades e problemas sociais, culturais, técnicos e econômicos. A tendência de Serra Talhada e região é crescer significativamente nestes campos com a presença das Universidades e Faculdades que veem surgindo nestes últimos anos.

A Faculdade de Ciências da Saúde de Serra Talhada (FACISST) que oferta o Curso de Formação de Psicólogo, comprometida com a vida e ciente da gravidade do problema no trânsito que só aqui no Brasil ceifa todos os dias cerca de 100 vidas, sente-se impelida a dar sua contribuição à sociedade local, tendo em vista que, fundamentalmente, é a subjetividade humana, em até 64% dos casos, que mais concorre para a segurança ou insegurança nas questões do trânsito. Daí a operacionalização em nosso meio social do Projeto “Educação, cidadania e segurança no trânsito: o fator humano”, visando à mobilização da sociedade, à construção coletiva do conhecimento, à reflexão de valores, à promoção da cidadania, à prevenção de acidentes e à humanização do trânsito brasileiro; tarefa e dever a ser iniciado em nosso meio, pois como diz um provérbio chinês: "Antes de começar o trabalho de modificar o mundo, dê três voltas dentro de sua casa."


MUNDO
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que os acidentes de trânsito estão entre as 10 principais causas de mortes no mundo, atrás das doenças cardiovasculares, infecções respiratórias, diarreia, AIDS, tuberculose, câncer de pulmão. E estima-se ainda que haja um aumento de até 28% nas mortes devido a ferimentos deste tipo até o ano 2030.


BRASIL
Em nosso país morrem cerca de 100 pessoas por dia e mil saem feridas, somos o quinto país do mundo em taxa de mortalidade do tipo, só perdemos para a Índia, China, Estados Unidos e Rússia. Estimam-se gastos acima de R$ 10 bilhões ao ano com contas hospitalares, aposentadorias etc.




Com a colaboração de vários órgãos e empresas de Serra Talhada, a Faculdade de Ciências da Saúde de Serra Talhada – FACISST, sob a coordenação do Diretor Prof. Cícero Lopes da Silva, realizou com êxito sua ação educativa em prol de um Trânsito seguro.

Foram vários dias de campanhas em Faculdades, Escolas e ruas de Serra Talhada e cidades adjacentes. Além de vários outros órgãos, o Projeto deve o apoio e a participação do DETRAN, na pessoa de sua Gerente de Ensino Luzia Simões e da alegre Turma do Fom-fom, que durante três dias esteve nas ruas de Serra Talhada alertando pedestres e motoristas sobre os cuidados necessários para um trânsito seguro.

No debate em Rádio com a participação de Francis Maia e a Psicóloga Rita de Cássia, ficou clara a necessidade de uma continuação para esta ação, pois a educação é, sem dúvida, um ponto chave para humanização do trânsito brasileiro, o que ficou também evidente na Palestra realizada em 02/12 na Câmara de Vereadores.

Destaque para a distribuição de folders educativos e 5 mil Cartilhas destinadas a professores, autoridades, motoristas, estudantes, organizações sociais e cidadãos em geral, onde está ressaltada a necessidade de uma consciência cidadão e de um indivíduo educado em sociedade.




Uma pessoa educada é simplesmente ela própria em sua plenitude: racional, equilibrada, sensível, justa, ética, responsável, cooperativa e amável. É uma questão de valores! O trânsito, sua humanização, seu equilíbrio e seu pacifismo dependem de todos nós: pais, professores, autoridades e cidadãos em geral. Deus tem sonhos grandes com relação ao homem. E se cada um procurar paulatinamente ser “a mudança que quer ver no mundo” (Dalai Lama), seremos os protagonistas do cidadão feliz, seguro, equilibrado, humano, cooperativo, responsável e educado no trânsito brasileiro”
 
Projeto e texto: Prof. Cícero Lopes da Silva
Diretor Pedagógico da Facisst
REFERÊNCIAS
ARDUINE, Juvenal. Antropologia: ousar para reinventar a humanidade. São Paulo: Paulus, 2002 (Coleção Estudos Antropológicos).
BAUMAN, Zygmunt. O Mal-Estar da Pós-Modernidade. 1.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.
BOCK, Ana, FURTADO, Odair e TEIXEIRA, Maria - Psicologias: uma Introdução ao Estudo de Psicologia.13. ed. reform. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2005.
BOFF, Leonardo. Do iceberg à Arca de Noé: o nascimento de uma ética planetária. Rio de Janeiro: Garamond, 2002 (Os Visionautas).
BRAGHIROLLI, Elaine Maria. Bisi, Guy Paulo. Rizzon, Luiz Antônio. Nicoletto, Ugo. Psicologia geral. 28ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
COELHO, Maria Inês de Matos, COSTA, Anna Edith Bellico (Orgs.). A Educação e a formação humana: tensões e desafios na contemporaneidade. Porto Alegre: Artmed, 2009.
CURY, Augusto Jorge. Treinando a emoção para ser feliz. São Paulo: Academia de Inteligência, 2001.
Estatísticas: DENATRAN, DETRAN, IPEA, PORTAL DO TRÂNSITO, FENABRAVE.
FIGUEIREDO, L. C. M. Revisitando as psicologias: da epistemologia à ética das práticas e discursos psicológicos. São Paulo: EDUC, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 23ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002 (Coleção Leitura).
GIDDENS, Anthony. As Consequências da Modernidade. 2. ed. São Paulo: UNESP, 1991.
HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: O breve século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
LEIS de Diretrizes Bases da Educação (LDB), nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996.
PÉREZ, Antonio Esclarín. Educar valores e o valor de educar. Parábolas. 2ª ed. São Paulo: Paulus, 2003.
RODRIGUES, Aroldo. Psicologia social para principiantes: estudo da interação humana. 12 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
VADE Mecum RT – 5. ed. rev., ampl. E atual. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2010.








De 22 a 27 de agosto
Temática para palestras: Psicologia e Neurociência: a diversidade enquanto ciência e profissão.

PALESTRANTES:
Ms. Larissa
Ms. Jéssica
Ms. Amanda
Dr. Breno
A FACISST
Apoia as ações da
APAE
e
 ASSEDEF
27 de agosto
DIA DO PSICÓLOGO!
PARABÉNS!
Curso de Psicologia